top of page
Search
schnittker2011

46 Jogos Java Para Celular que Vão Transformar o Seu Aparelho



Mas isso é uma questão de investimento. Precisa haver investimentos na qualidade desses compiladores. Se aparecer um compilador java que possa bater o gcc algum dia pode ter certeza que começam a investir na linguagem para esse seguimento.




46 Jogos Java Para Celular



e) Jogos On-Line MMORPGs o que predomina (2D ou 3D)?Resp: Esta tendo um spam de jogos tanto para 2D como para 3D, aqui o mercado tende ao 3D, mas jogos do gênero em 2D continuam sendo desenvolvidos aos montes.


d) Jogos para console quem predomina (2D ou 3D)?Resp: O mercado no passado era dominado pelo ambiente 2D, atualmente por motivo obvio vem sendo dominado pelo ambiente 3D, porém os jogos em 2D ainda estão firme e fortes neste mundo.


Por favor nem de longe quero fazer comparações, sou muito fã de algumas engines, em especial unity3D, Flex e recentemente XNA, porém cada macaco no seu galho, notem que XNA por exemplo não concorre em ambientes que não sejam Microsoft, deixando um pedaço do mercado de fora, unity3D não concorre com jogos em 2D, pois é outro estilo e outro público alvo, e assim por diante, a engine parallax tem seu público alvo.


Mas também vamos analizar de outra forma, pensem que é um caso de sucesso feito em Java, que serve como modelo para profissionais da área que queiram trabalhar com esta linguagem. vou relatar em um breve resumo o que passei nestes ultimos dois anos e pouco de estudo na área de jogos de forma critica:


Mas para dar dinheiro ou algum retorno que justifique sua criação o jogo não precisa ser um AAA, exemplo os jogos indies em 2D não são AAA, incluso Angry Birds que é um jogo indie (Mas fez um sucesso tremendo, pela sua simplicidade e estão criando versões dele em tudo que é lugar).


Sim, é verdade. E é muito bom. Não tenho nada contra java(que é meu ganha pão). Mas mercado de jogos para java é inexistente por falta de investimentos na tecnologia(a oracle mesmo cancelou o dark star). Como você disse, cada coisa no seu quadrado.


Existe uma diferença entre ser inexistente e não ter quem explore, aprendi com o tempo que o melhor mercado não é o já saturado e sim o inexplorado. Acredite, muitos desenvolvedores de jogos em java, vão agradecer a engine, nem que seja para expandir seu aprendizado e adapta-la ao seu modelo.


Michel, o problema com o java não é porque nós usuários secundários da tecnologia não o exploramos. O problema é porque a empresa que mantém a tecnologia não investe na mesma para essa finalidade. Hoje java carece de recursos multimedia adequados. Sei disso porque desenvolvo aplicações para câmeras de segurança e sei o parto que é utilizar jni para ter um mecanismo adequado de captura de vídeo em cima do directshow. JOGL está longe de ser o que directx e directshow são hoje. O toolkit gráfico swing não oferece uma boa experiência para o usuário final. Muitos controles não possuem nem uma aparência agradável comparando-se com os nativos do sistema.


Finalmente, é bom falar no ecossistema. A comunidade que desenvolve jogos em torno de Java é extremamente pequena. Bem diferente do que ocorre em torno do C++, por exemplo, onde temos centenas de tipos de APIs, para praticamente tudo o que você quiser, sejam elas pagas ou não: desde física até mesmo árvores.


Quando não se recomenda Java para jogos, não é por birra, ou por ser um complô. É simplesmente porque a própria empresa que produz o Java, nunca apoiou essa área. Também é pelo fato do Java não existir em consoles. É porque a plataforma tem muito mais deficiências que diversas outras opções disponíveis no mercado. Isso não significa que será impossível fazer nada em Java (o Minecraft e o Taikodom são dois exemplos de que é possível fazer coisas em Java). Entretanto, provavelmente sairá mais caro, será mais difícil e mais trabalhoso do que usando outras alternativas. E certamente, não será usando Java puro.


Eu já passei por essa experiência que você descreveu também fora do mercado de jogos: Na Siemens, usavamos o javax.comm. A versão dele para Windows foi simplesmente abandonada. O mesmo pode dizer quem dependia do SwingX.


Pergunta idiota, mas tu ainda sabe algo do andamento das tecnologias que uso, de verdade? Porque sinceramente a impressão que tenho é que não, eu nunca disse que Java é solução para tudo, o pior que foste tão FDP que nem te deste ao trabalho de ler os textos acima aonde eu deixo claro que cada tecnologia tem seu espaço. Se o mercado para Solaris e Linux é minúsculo e acha que nem vale a pena, beleza, mas graças ao bom deus nem todo mundo concorda contigo, sou um usuário Linux e adoraria ter uma diversidade de jogos como tenho no Windows, mas enfim se ignora ou desdenha este mercado, ai o problema é teu, mercado existe para ser usado.


E repito mais uma vez, meu projeto é serio, funciona no bendito ambiente desktop, esta crescendo e não é graças a ti, pode acreditar, meu projeto esta ajudando e respondendo mais duvidas a respeito de criação de jogos em Java, seja para descidir prosseguir ou mudar de direção que todos os topicos que fizeste juntos criticando a tecnologia. Eu não sou homem de falar, eu faço, provo e mostro, quem duvide que vá acompanhar o projeto (Dica: O ultimo artigo fala justamente sobre o Unity3D e sua promoção até o dia 8 de Abril, para mostrar que não sou bitolado em Java).Dica: Sabia que sou mais apaixonado pelo Unity3D do que Java? Sabia que sou apaixonado por Delphi em ambiente windows e sou um entusiasta do VB.net, mais do Java? Não sabia? fique sabendo então, se estou usando o projeto em Java, é porque conheço a trajetoria da linguagem, conheço a tragetoria das outras empresas que surgiram de um tempo para cá e sei bem o que esperar da Microsoft, não preciso reiventar a roda certo? Pra que outra engine para C++ se temos aos milhares? Então não entendeu porque uso Java?


- como pegaste minhas citações para falar de "pessoas", acho que deveria citar logo o meu nome e como dizem "me afrontar", pois acho que te sentiste ofendido ao perceber que tu te reconheceu entre os "conhecedores? na criação de jogos que só criticam e não ajudam. Se não era esta a tua intenção, não me desculpo pois foste muito grosseiro e deselegante.


Na verdade, é que usei sua afirmação pois ela é muito falada no GUJ. Praticamente todo mês temos aqui uma postagem que alguém fala algo parecido e você não deixou de falar também. Entretanto, estou passando motivos reais, técnicos, que mostram claramente porque java não é a plataforma mais adequada. E, ainda assim, você insiste em dizer que ele é muito adequado. Isso me leva a questionar: Você já desenvolveu jogos para desktop em outra plataforma? Ou jogos maiores?


Também entregamos recentemente mais de 80 jogos educacionais para várias cidades do Brasil em meio a mais de 2000 conteúdos educacionais, sendo desses, outros 220 usando tecnologias interativas, idênticas as de jogos (a maioria em flash, mas algumas delas são em Java!).


-> Se tu chega em quase todos os tópicos feitos em Java para criticar o mesmo, a respeito de jogos ( em comunidades de jogo, dentro da área de Java), não ajuda a pessoa nem com exemplos ou coisas referentes a Java, para piorar passa links externos de outras tecnologias "concorrentes", estas sendo no mínimo um FDP, com o perdão da palavra.


Não vejo dessa forma. O que vejo é uma pessoa que terá muito mais trabalho com essa tecnologia. Que está usando a ferramenta errada. Como já falei em outro tópico, é como quando você vê alguém querendo cortar um baita pedaço de bife usando uma faca de passar de manteiga. O que você faz? Fala para a pessoa "trocar de faca" ou fica dizendo "vai fundo, é assim mesmo que se corta carne?". No caso de games fora do Android, o Java infelizmente é a faca de manteiga. Note que eu critico Java única e exclusivamente para jogos e aplicações multimídia com vídeo. Tanto que você não me vê advogando "anti-java" em outros tópicos. Eu gosto de Java para aplicações desktop e gosto muito de Java para web (aliás, é sim o grande ponto forte dele). Também acho o Java legal para criar ferramentas que rodam no console ou processar dados em batch.


Mesmo aqui no GUJ, que tens um dever moral como moderador de instruir e ajudar membros com a tecnologia Java, tu manda todo mundo para C++ ou outra linguagem, é incoerente e desrespeitoso com outros membros que vem aqui procurando soluções Java ou teu chefe te pede para criar um site em Java "tu vira e diz desculpe PHP é mais fácil, farei nele" (Foi apenas uma analogia, afinal não tens chefe, é um colaborador que colabora com o que mesmo? Java? Bom até agora estas um ótimo colaborador de produtos Microsoft, um verdadeiro presente de grego aqui no fórum quando se fala de jogos em Java). 2ff7e9595c


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page